Debate pluripartidário marca lançamento da Pós-Graduação em Alta Política

A Faculdade Monteiro Lobato promoveu o debate “Como a política pode ajudar o Brasil a sair da crise” na Câmara Municipal de Porto Alegre para lançar sua pós-graduação em Alta Política – Formação em Liderança, Marketing e Estratégia Política. Ideologias à parte, o evento se propôs a ser espaço de reflexão plural e de reafirmação do importante papel que a política desempenha no cotidiano e no rumo do País. Com mediação de Vicente Bogo (PSDB), Secretário-Executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) e professor do curso, o debate contou com a participação de Jairo Jorge (PDT), Pedro Simon (PMDB) e a presidente da FEDERASUL, a também política Simone Leite (PP). O evento reuniu cerca de 150 pessoas na noite de quarta-feira, 15/02.

Embora cada componente da mesa pertencesse a um partido político, os temas expostos foram convergentes em quase todos os aspectos e, sobretudo, no que tange à necessidade de a população brasileira participar da vida pública do País para, além de contribuir, poder cobrar com consciência a prestação de contas daqueles que os representam. Os participantes também concordaram sobre a necessidade de equilíbrio da presença do Estado na direção de uma nação. Como foi destacado a história já comprovou que Estado mínimo ou máximo são falhos, o que há é a necessidade de um Estado que caiba no orçamento do País e que atue com transparência e eficiência. Todos igualmente lembraram que o ponto nevrálgico a ser combatido é a corrupção e saudaram a existência de um ambiente mais plural proporcionado pela existência das novas formas de comunicação com o incremento das redes sociais e da comunicação digital e pelo posicionamento de outras instituições brasileiras, como Polícia Federal e Ministério Público.

Após a abertura de Vicente Bogo, Simone Leite fez sua explanação, lembrando sua trajetória na política e como empreendedora. A presidente da FEDERASUL destacou a necessidade de desenvolvimento econômico e da criação de políticas que estimulem o ambiente empresarial, como a diminuição da burocracia e o incentivo à inovação e aos negócios para que se possa reverter o desenvolvimento econômico em políticas sociais. Sobre a falta de participação da população na vida pública, Simone foi taxativa “tenho certeza que nosso silêncio e omissão nos levaram a essa crise política”. A presidente também lembrou que a corrupção instaurada no Brasil tem a participação de todos e não apenas de políticos. “A crise tem políticos, mas também tem a classe empresarial envolvida. A sociedade de uma forma geral está envolvida”, concluiu ao lembrar a ausência da sociedade nas decisões políticas.

Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas, lembrou que o desencantamento com a política fez com que a maior parte das cidades brasileiras tivesse o voto branco ou nulo como “prefeito eleito” no último pleito municipal. Em sua apresentação, ele lembrou a dimensão, as raízes e os possíveis caminhos para superar a crise. “Nós temos atualmente três dimensões de crise: política, de representação e ética. Vivemos talvez o momento mais difícil da História da República”, desabafou lembrando que apesar de o país já tenha vivido crises econômicas, nenhuma seguiu por tantos anos consecutivos e agravada pelas crises ética e política. Entretanto, Jairo Jorge avaliou que o desencanto radical dos brasileiros não ajudará o País a vencer as dificuldades vividas. Para apontar à saída: “essa crise que estamos vivendo, eu prefiro enxergá-la como os chineses descrevem a palavra crise. São dois ideogramas, um é o perigo e o outro a oportunidade”. No que tange à oportunidade, ele acredita que possamos, a partir da crise vivenciada, inaugurar no País um novo fazer político.

Pedro Simon lembrou que, embora a população brasileira esteja sob o clima de ceticismo político, o Brasil está passando também por um momento de transformação positiva com a criação de leis que passaram a punir a corrupção de agentes até então intocáveis. “Até ontem só ia para a cadeia ladrão de galinha. Não se tinha notícia de um grande empresário, um grande político ou um general ir para a cadeia”, lembrou Simon acenando para um ponto positivo do momento atual. Experiente, Pedro Simon destacou a importância da voz do povo nas ruas nas manifestações já realizadas e nas próximas que estão sendo organizadas pela população. Como resultado do evento ficou a mensagem unânime que, embora o País viva um período turbulento, também há aspectos positivos oriundos da própria crise, como o combate anticorrupção por meio de instituições e pelo clamor popular.

Crédito da Foto: Ederson Nunes

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.