Donald Trump assina ordem executiva para tentar regular redes sociais

(Foto: Gage Skidmore)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que questiona as leis de proteção à redes sociais no país. Trump quer acabar com a legislação que impede que empresas sejam processadas por moderarem publicações de usuários nas redes.

Segundo o presidente norte-americano, empresas como o Twitter estão apagando publicações e cerceando a liberdade de expressão de alguns setores da sociedade. Segundo ele, o Twitter deixou de ser uma plataforma neutra no momento em que age como um “editor do conteúdo”, excluindo postagens por motivação política. Durante a assinatura do documento, Trump afirmou que a liberdade do povo americano está em jogo.”Estou assinando esta ordem executiva para proteger e assegurar o direito à liberdade de expressão do povo americano”, colocou.

Trump ainda afirmou que deve investir em novas leis para acabar com as proteções de empresas e garantir que não haja moderação de publicações. Segundo ele, até mesmo parlamentares da oposição elogiaram sua postura, o que deve contribuir para a rapidez e efetividade da nova legislação.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, criticou a postura do Twitter por realizar o chamado “fact checking” em publicações de Trump. “Nós temos uma política diferente da do Twitter nisto. Acredito firmemente que o Facebook não deve ser o árbitro da verdade de tudo o que as pessoas dizem online”, explicou o empresário em entrevista a um canal de notícias norte-americano.

Twitter x Trump 

A medida foi anunciada pelo governo norte-americano pouco depois de o Twitter marcar postagens do presidente como uma sugestão para que usuários chequem os fatos. Nesta sexta-feira (29), horas depois da assinatura da ordem, a plataforma ocultou mais publicação de Trump, dessa vez sobre os protestos em andamento na cidade de Minneapolis. Na mensagem, o presidente sugeria que policiais atirassem contra manifestantes caso as manifestações fossem violentas.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.