Massacre em Suzano causa comoção no País

O velório das vítimas do massacre no Colégio Estadual Raul Brasil será realizado nesta quinta-feira (13/3), no parque Max Feffer, conhecido como Arena Suzano. Morreram dez pessoas e há 11 feridos.  Cinco estudantes foram assassinados pelos atiradores Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, além de duas funcionárias da escola, o tio de um dos responsáveis pelo ataque e duas pessoas que passavam pela rua.

Os investigadores tentam descobrir o que motivou o ataque. Foram apreendidos pela polícia celulares, computadores e cadernos dos dois atiradores envolvidos no massacre. Eles eram ex-alunos do colégio e se mataram  quando a PM entrou na escola.

As aulas no colégio Estadual Raul Brasil estão suspensas até pelo menos a próxima segunda-feira(18/3). O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado.

A prefeitura de Suzano e o governo estadual vão disponibilizar psicólogo e psiquiatra para ajudar no auxílio às famílias das vítimas e da comunidade escolar.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) colocou-se à disposição do governo do estado de São Paulo para colaborar no caso da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Os presidentes do Senado e da Câmara prestaram solidariedade às famílias das vítimas.

“O grave atentado à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), que provocou o trágico assassinato de crianças e funcionários e presta solidariedade aos familiares neste momento de dor e tristeza. Os fatos ainda estão sendo apurados pelas autoridades competentes e o Ministério se coloca à disposição do governo do estado de São Paulo.”

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse prestou solidaridade às famílias das vítimas, via Twitter. “É com perplexidade que recebi, a notícia do tiroteio no colégio estadual Raul Brasil, em Suzano-SP. Eu me solidarizo às famílias das vítimas e espero que as reais causas dessa tragédia sejam descobertas.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou também as redes sociais para dizer que o momento é de união. “A tragédia de Suzano, hoje, mostra que é hora de o Brasil unir forças e competências para compreender o que houve e impedir a repetição de massacres como este. Precisamos ser solidários com as famílias, parentes e amigos das crianças e dos funcionários da escola Raul Brasil”, segundo a Agência Brasil.

Doria decreta luto de três dias

O governador de São Paulo, João Doria, decretou luto oficial de três dias, acompanhado das bandeiras a meio-mastro, por causa das mortes ocorridas hoje (13) na escola estadual Raul Brazil, em Suzano, no interior de São Paulo.

O governador solicitou ainda apoio imediato a todas as vítimas e famílias, o que implica em apoio psicossocial, psicólogos, alimentação e ambulância. Segundo a assessoria do governo, a prefeitura de Suzano também vai receber apoio material para amparar as famílias. As ações relativas ao sepultamento serão amparadas pelo governo e pela prefeitura. “Estou muito impactado”, afirmou o governador. “A cena mais triste que assisti em toda a minha vida”, disse. “Estou consternado, chocado”.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.