Novos horizontes – Mercado Hoteleiro

Como o acirrado mercado hoteleiro é disputado por cadeias multinacionais, é comum confundir o nome Intercity como sendo de uma rede estrangeira. Os desavisados se surpreendem com a origem da empresa. O primeiro hotel foi fundado em 1999, em Gravataí, cidade escolhida pelo empresário Alexandre Gehlen porque naquele momento estava sendo ali construída a planta da General Motors, com uma perspectiva de demanda no ramo. Dezoito anos depois, o negócio é uma cadeia com 35 hotéis nas cinco regiões do Brasil e no Uruguai e, rebatizado como grupo ICH, se reposiciona para abocanhar também o segmento de luxo, com a marca Yoo2, e a camada econômica, com a hi!

A rede, que se situa como a terceira no mercado, atrás da líder Accor e da Atlantica, teve sua expansão impulsionada na aposta pelo modelo do condo hotel. Seu foco é mais a administração do que a construção. É o caso do Intercity Cidade Baixa, aberto em março passado. Os 228 apartamentos, assim como a torre de salas comerciais integrante do complexo na Rua Loureiro da Silva, 1.960, foram construídos pela Cyrela, sendo financiados pela venda de unidades para investidores, e depois de concluída a obra a rede hoteleira recebeu as chaves e assumiu a gestão. Dos 35 hotéis, apenas oito não são por esse sistema, observou Marcelo Marinho, diretor de Operações e Marketing, ao apresentar a mais nova unidade da capital gaúcha.

Uma transformação na rede começou no ano passado, quando foi rebatizada para ICH Administração de Hotéis. A escolha do nome segue a influência germânica, da família do fundador (InterCity-Express é o trem-bala alemão, e Ich quer dizer “Eu”), que começou no ramo com o Hotel Bavária, em Gramado. A reestruturação comporta as novas faixas de rodagem: a empresa passa atuar também para cima, no seleto mercado do luxo, e para baixo, no amplo segmento econômico.

Para os clientes premium, a primeira unidade foi aberta no Rio, em 2016, e o plano é inaugurar a segunda em Porto Alegre em 2017, e outras seis nos anos seguintes. A aposta maior de crescimento, porém, está na base da pirâmide. A rede hi! segue o conceito “cheap & chic”. Apartamentos pequenos, mas com a promessa de compensação de uma área de convivência atrativa. Nesse modelo estão previstas construções em São José do Rio Preto (SP), Blumenau, Chapecó e Criciúma (SC), e a ambição é chegar a 40 unidades a médio prazo.

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