Presidentes do Chile e Brasil celebram Acordo de Livre Comércio

Em Santiago, os Presidentes Sebastián Piñera e Michel Temer e os chanceleres do Chile e do Brasil participaram da cerimônia de assinatura do novo Acordo de Livre Comércio. Este será um complemento ao ACE 35 com o Mercosul, que regulamenta o comércio de bens e está em vigor desde a década de 1990.

“O novo acordo foi negociado em cinco meses, em caráter de urgência, segundo o mandato dos Presidentes do Chile e do Brasil. Trata-se de uma grande conquista, que nos permitirá ampliar os benefícios do livre comércio na região, com novas propostas e marcos legais modernos e mais precisos, que irão beneficiar diretamente os exportadores nacionais, especialmente das PMEs “, disse o diretor-geral da Direcon, Rodrigo Yáñez.

Com 208 milhões de habitantes, o Brasil é o primeiro parceiro comercial do Chile na América Latina. Entre janeiro e agosto deste ano, o intercâmbio comercial entre o Chile e o Brasil foi de US$ 6,8 bilhões (variação de 21%, em relação ao mesmo período do ano de 2017). A nação brasielira também é a principal beneficiária do investimento direto do Chile no exterior, com um estoque acumulado de US$ 35,2 bilhões (no período 1990-2017), ou seja, 29,5% do total de investimentos chilenos diretos no mundo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.